Back to Top icon-analiseicon-capital-giroicon-checkedicon-clientesicon-controleicon-custos-fixosicon-envelopeicon-facebookicon-gestaoicon-gestao-estrategica-planosicon-gestao-estrategicaicon-gestao-financeiraicon-localizacaoicon-logo-footericon-maisicon-malaicon-margem-contribuicao icon-mercadoicon-nucleoicon-operacoesicon-paginacao-nexticon-paginacao-previcon-phoneicon-ponto-equilibrioicon-preco-vendaicon-quadradoicon-reducao-impostosicon-rel-ficanceirosicon-reunioes-mensaisicon-seta-downicon-seta-nexticon-seta-previcon-twittericon-youtubeicon-logo-footer

BLOG

10

jul

GREVE DOS CAMINHONEIROS: Entenda como ela ainda pode afetar o seu negócio e saiba como se prevenir

Olha a importância dos caminhoneiros e transportadoras no Brasil! São eles que levam as mercadorias para dentro das lojas e empresas. São eles que levam o gás, o óleo diesel, o combustível e todos os demais insumos importantes para a subsistência dos seres humanos, marcas e etc.

Houve recentemente uma paralisação dos caminhoneiros e o tema ainda repercute, mesmo muitos dias depois. Ainda se fala que haverá nova greve dos caminhoneiros, e aí, como ficam os negócios e a empresa? Você está preparado se uma nova greve surgir?

A paralisação trouxe faltas substanciais de mercadorias. Consequentemente também faltaram produtos para venda, e por sua vez, a lucratividade foi a baixa. Algo importante a salientar é que a queda na receita impacta negativamente no fluxo de caixa dos empresários, assim, eles terão problemas para honrar com seus compromissos. E por que isso acontece? Por algo que comumente é esquecido... você suspeita o que seja?

RESERVA FINANCEIRA!

Quando um empreendedor não se resguarda com uma reserva financeira, ele pode passar por grandes sufocos! O empresário que não tem reserva financeira e que passa por algo inesperado, tende a passar dificuldades quanto ao pagamento de fornecedores, ao pagamento de funcionários e assim por diante. Esse tipo de reserva também chamada de fundo de emergência permitirá maior tranquilidade em um período crítico ou de surpresa. Afinal, quem adivinharia que durante 10 dias os caminhoneiros iriam parar e muitas lojas, supermercados, empresas e farmácias pudessem ficar quase sem nenhum estoque e suprimentos? A conta é simples!

Se você não tem mercadorias, não consegue vender e se não vende, o dinheiro não entra. Dessa maneira você não movimenta capital e acumula despesas e dívidas. A conta é simples e por isso se faz tão essencial ter um fundo de emergência para que durante um período de transição crítica, você esteja seguro e equilibrado, sem ter dores de cabeças e preocupações que lhe tiram o sono a noite.

VANTAGENS DE TER UMA RESERVA FINANCEIRA:
• Pagamentos em dia.
• Não dever juros a bancos, nem a empréstimos.
• Ter capital suficiente para momentos difíceis ou inesperados.
• Maior planejamento financeiro.
• Mantêm as contas em dia.
• Evita desgastes financeiros e psicológicos.


COMO TER UM FUNDO DE EMERGÊNCIA FINANCEIRA?

É importante que você destine um percentual de seu lucro para essa reserva. A mesma pode ser guardada no banco ou no cofre de casa. O valor depende muito de cada empresário e do quanto as despesas exigem dele. É legal validar isso com um contador experiente.

ONDE ESSE DINHEIRO DEVE SER APLICADO?

Ainda hoje muitos empresários preferem guardar dinheiro em casa, como medida de segurança econômica, principalmente quando a política está estremecida no País, lembrando tudo o que já foi passado anos atrás com o Governo Collor. Em outros casos esse capital pode ser mantido num fundo DI ou mesmo em uma caderneta de poupança. O intuito não é gerar rentabilidade com ele e sim promover uma maior segurança e liquidez.

EM QUAIS SITUAÇÕES É PRECISO USAR O FUNDO DE RESERVA?

Esse fundo, como o próprio nome diz, serve para emergências. Ou seja, em casos extremos, excepcionais. Enquanto não houver necessidade de usá-lo, não deve ser mexido. É comum alguns empresários ficarem tentados a usar o fundo de reserva para trocar de carro ou antecipar algum valor, embora, é preciso destacar que o objetivo real dele se trata o de amparar as situações de crise, onde nenhum capital seja possível de ser gerado em outras fontes. Os empresários que já passaram por apuros financeiros, sabem bem a importância de manter esse fundo de reserva financeira, da mesma forma que recentemente muitos empresários sofreram com o lucro, devida a falta de mercadoria.

Como conselho que podemos dar a todos os nossos clientes e interessados em uma contabilidade inteligente e consultiva, afirmamos que ter um fundo de emergência financeiro é de vital importância não somente para salvar o negócio de apuros, mas também porque traz mais tranquilidade em épocas difíceis.

Pense nisso e comece seu fundo de reserva já!

Somos uma empresa de contabilidade diferenciada, que trabalha não somente com a contabilidade básica, mas com estratégias de engajamento e posicionamento mercadológico, atuamos com a contabilidade inteligente e consultiva, por isso podemos ajudar os seus negócios! Se quiser saber mais, entre em contato e ficaremos felizes em poder ajudar!

Compartilhe:

Desenvolvido por: