mai
Eis uma pergunta para você responder: Relacionamento e lucratividade tem relação?
Conquistar novos clientes é importante, contudo, se não conseguir mantê-los, ficará congelado no mesmo lugar, pois ganhará de um lado... perderá de outro e assim seguirá sem o crescimento da lucratividade que sua empresa tanto espera.
Manter um cliente além de rentável é mais econômico do que focar seus objetivos em conquistar novos consumidores e reconquistar os insatisfeitos o tempo todo. Já parou para analisar isso?
Por isso, apostar no marketing de relacionamento é o caminho para você que deseja crescer, se consolidar e aumentar significativamente seus lucros.
Mas afinal, como o relacionamento e a lucratividade estão ligados?
Como um pode influenciar o outro e assim fazer a roda do crescimento empresarial girar?
Isso você descobre agora!
Acompanhe o texto e confira!
Como a aplicação do marketing de relacionamento pode favorecer o lucro da empresa?
O marketing de relacionamento tem como principal significado, criar, manter e consolidar relacionamentos com os clientes.
E deve ser aplicado para gerar valor a longo prazo, o foco deve ser voltado a MANTER o cliente satisfeito por muito tempo.
Para que isso seja possível é necessário a total sintonia de toda organização, unida para criar bons níveis de relacionamento, como por exemplo:
• Setor econômico.
• Setor técnico.
• Jurídico.
• Social.
Trabalhando juntos e em sintonia, o resultado será a fidelização a longo prazo e daí vem o aumento da lucratividade!
Como aplicar de forma eficaz o marketing de relacionamento na sua empresa?
Aumentar a retenção de clientes envolve uma grande transformação em toda a sua empresa, que deve agora se concentrar em conhecer o público-alvo que deseja encantar e manter a longo prazo.
Ferramentas como o mapa da empatia, por exemplo, são muito eficazes, pois fazem com que o seu modelo de negócios esteja centralizado nos clientes, nas suas necessidades e em como fazer para conquistar sua permanência como fiel consumidor.
Para isso é importante promover a cultura da empatia entre os colaboradores, de se colocar no lugar do cliente, “entrar dentro de sua cabeça” e assim descobrir o que ele precisa e o que a empresa deve entregar.
Lembre-se, concentre o foco “de fora para dentro” (no cliente) e não “de dentro para fora” (no produto ou serviço).
De uma forma operacional é necessário que todos os setores voltados ao cliente estejam conectados, para assim, encontrar o equilíbrio e entregar exatamente o que o público espera.
Dicas preciosas para fortalecer o relacionamento e ter aumento da lucratividade
É muito importante criar uma estratégia de retenção de clientes que pode ter como base o mapa da empatia, isso irá nortear a equipe a entender exatamente o ponto a ser tocado, para que haja a consolidação do relacionamento.
Além disso é importante utilizar outras ferramentas, como:
✅ Identificar padrões entre os clientes que deixaram de consumir seu produto ou serviço.
✅ Lançar mão da tecnologia, utilizando um software que aponte quando os clientes estão prontos para comprar novamente.
✅ Tornar a experiencia de cada cliente única, personalizar permite que sejam direcionadas informações e ofertas altamente relevantes.
✅ Capacitar toda a equipe, independente de com quem o cliente conversa ele terá o respaldo necessário.
✅ Antecipar as necessidades de cada cliente para assim manter o relacionamento seguro e constante.
✅ Entender todas as possibilidades e concentrar os esforços em manter os relacionamentos sempre saudáveis.
Portanto, se você ainda não colocou em prática a cultura do relacionamento, reveja o conceito com o qual trabalha e comece a expandir a possibilidade de fazer melhor uso do que já tem dentro da sua própria empresa.
Se olhar com carinho e atenção, verá que os seus clientes atuais podem gerar uma lucratividade incrível, basta investir em consolidar o relacionamento e aproveitar!
Agora nos fala... sua empresa precisa de ajuda da contabilidade inteligente e através de uma contabilidade consultiva?
Fale conosco, teremos prazer em ajudar sua empresa a sair do vermelho e a prosperar ainda mais rápido!
Compartilhe: